Tuesday, April 17, 2007

Saxifragas

Comprei quatro plantinhas, duas de cada cor, porque gosto de florinhas pequenas. Não sabia nada sobre elas. Nunca tinha ouvido este nome: SAXIFRAGA. Entretanto, fui investigar e descobri um leque enorme de plantinhas, para mim desconhecidas, todas do género Saxifraga e da família das Saxifragaceae. Este género é composto por mais de 400 espécies. São plantas de áreas montanhosas (as chamadas Alpinas) e que são muito famosas em jardins rochosos. Gostam de bastante sol e de solos neutros ou alcalinos.
As plantas são muito variadas no seu aspecto tendo muitas formas de folhas assim como de flores.


Estas são muito parecidas ou iguais às minhas. Eu tenho em branco e em rosa-escuro. São as Saxifraga cochlearis.
No entanto existem muitos tipos. Um dos mais bonitos é esta preciosidade. Não concordam comigo?

Saxifraga stolonifera

Mais informações sobre estas plantinhas no site da The Saxifrage Society.

3 comments:

Cláudia Sampaio said...

Lindíssimas! Não conhecia. Mais uma espécie a explorar. Boa sorte com elas.

Miguel Jorge said...

Bem a página da Saxifrage Society é do melhor.Obrigada

greenman said...

:-)

Mais um que ficará aficcionado das Saxifragas...

Entretanto já descobri quais são as minhas. Depois escrevo sobre elas e tiro fotos. De momento tenho a camera a arranjar.