Friday, April 08, 2011

Aeonium arboreum var. atropurpureum

O ano passado deram-me duas estacas destes Aeonium arboreum púrpura. Como foi no final do ano, e para não apodrecerem com o excesso chuva, coloquei-os num local abrigado e aí se mantiveram todo o Inverno. Para surpresa minha, ficaram verdes. Como ando sempre com os vasos de um lado para o outro já nem tinha a certeza que estes eram os Aeonium púrpura. Entretanto, nas arrumações da Primavera, lá mudei o vaso novamente de local. Não foram necessários muitos dias ao sol para que começassem a ficar com a cor mais escura. Na foto nota-se que das duas hastes, a que está mais à luz começou a escurecer mais cedo. Hoje, já passados mais alguns dias, já as duas rosetas estão escuras.

Gosto muito deste tipo de suculentas e ficam muito bem em vasos com várias plantas. A cor e a forma das rosetas contrastam lindamente com outro tipo de folhas. Estas plantas são da família Crassulaceae e são originários da costa atlântica marroquina.

4 comments:

Maria L Filipe said...

Olá José :)
São lindas!!

CG said...

Tenho 2 vasos com estas plantas.Já têm mais de 8 anos e estiveram sempre verdes e sempre no exterior.Esta primavera começaram a secar ,a escurecer e a perder as folhas que ficaram às pintas.Já procurei remédios mas não encontrei nada.Conhece algum?
Obrigada
Céu

José M. M. Santos said...

Não faço ideia CG, poderia ser falta de nutrientes?

CG said...

Obrigada pela ideia.