Saturday, April 02, 2011

A minha Azálea favorita


Esta é a minha Azálea favorita. Adoro as cores e a forma e tamanho das flores. Já a teho há bastantes anos e normalmente floresce na Primavera e no Outono. Estou um bocadinho preocupado porque está a ficar um pouco depenada, com ramos com poucas folhas. Não sei se a deva reenvasar, adubar com mais frequência, podar ... alguém percebe de Azáleas??

5 comments:

Américo M.S. Pereira said...

Isso pode ser sinal de "stress" e provavelmente o melhor será reenvasar com terra o mais ácida possível, pois é uma das principais exigências das azáleas.

James said...

José, eu de Azáleas não entendo nada, já tive uma há uns anos,mas não durou muito tempo. Agora sei que a Terra ácida é necessária.

Pois é, eu queria levar uns bolbos no avião, sendo assim tenho que levar na bagagem de porão, espero que aguentem as baixas temperaturas. Obrigado pela dica!

Miguel Jorge said...

Sim as azáleas gostam de terra ácida e tem tendência para ficar com as folhas amarelas.Eu contorno o problema com umas barras de adubo orgãnico enriquecido com ferro , magnésio e oligoelementos, libertação lenta que se chamam LE CLOU MIRACLE

Daniel Feliciano said...

Caro Zé,
Penso que o problema está nos micronutrientes, principalmente Zn, Fe, Mn acrescido de alguma falta de matéria orgânica. Embora não tenha muito experiência com azáleas, tenho bastante experiência com citrinos e camélias que sofrem exactamente dos mesmos problemas. A solução passa por fazer uma abução foliar com um adubo só de micronutrientes e fornecer as maiores quantidades possíveis de matéria orgânica. Se optar por também mudar o substrato opte por um substrato ácido e relativamente poroso.

greenman said...

Obrigado pelos conselhos. Eu tenho-a fertilizados esporádicamente com fertilizante liquido para plantas que gostam de solos ácidos e também com os BOSKOT granulado para Azaleas.
Acho que terei mesmo que a reenvasar porque o substracto já tem anos. Já deve ser quase só raízes!! Obrigado a todos!!