Thursday, June 30, 2011

Paphiopedilum callosum


Comprado como um Paphiopedilum callosum, tenho certas dúvidas que o seja pois falta-lhe o 'encaracolado' das petalas. Vamos esperar pelas florações seguintes. Esta floração é a primeira e a planta é jovem. Este é o segundo 'sapatinho' que floriu em Junho, fora de época portanto, mas sempre bem-vindo!!

5 comments:

Américo M.S. Pereira said...

Está muito bonito e pelas características parece o P. callosum. Estes costumam florir em época diferente da maioria, mais para os finais da Primavera.

Z said...

Quando tinha orquídeas, os Paphio corriam-me sempre mal, não sei porquê. :\

José M. M. Santos said...

E então Z, desististe???

Os Paphiopedilum diferem um bocadinho das orquídeas mais comuns e algumas pessoas, que cultivam todas da mesma forma, não têm grande sucesso com eles...

Este P. callosum gosta de um bocadinho mais de calor.

José M. M. Santos said...

Américo,
No livro 'Paphiopedilum species' tem uma foto de um P. callosum muito diferente, com as petalas encaracoladas. Daí as minhas dúvidas.
:-)

Z said...

Parei quando mudei para um apartamento. Como não tinha varandas nem janelas que pudesse manter abertas, tentei um terrário, mas aquecia demasiado para quase todas as plantas. Acabei por desistir. Agora só tenho uns Epidendrum tipo liana, que se dão bem ao ar livre.

E os cactos, claro. ;)